quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Por que eles ficam assim ainda no ninho? Tem recuperação?

Neste caso específico são três filhotes, e apenas esse ficou assim, as penas caem na mão!!!

3 comentários:

  1. Tente usar kilred nele praver se ele melhora..

    ResponderExcluir
  2. Olá Odilon!
    Pra mim o problema com a queda de penas, seja muda francesa ou perda de remiges, retrizes ou até tetrizes está no sangue da ave e na maioria das vezes é transmissível.
    Já tive problemas com penas, não igual ao pássaro da foto, mas já tive.
    Não adiantou pelo menos pra mim, aplicar qualquer remédio contra ácaros ou possíveis microparasitas que poderiam estar nas penas ou na base da pena. As aplicações de nada adiantaram.
    Já vi filhotes muito pior que este aí em outro crioadouro e sem pena alguma, todo pelado.
    No meu caso eu tive problemas com muda francesa, a pena vai se corroendo, torce, quebra e cai. Então, eu mudei o casal e descobri que vinha do macho e não tive mais este tipo de problema.
    Acredito que o problema aí seja genético (o casal), e acho que vc deveria mudar o par.
    Bom, a postagem é boa e acredito que se cada criador postar um pouco do conhecimento de cada um aqui aprenderemos bastante uns com os outros.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ola Odilon! Olha meu caro, sobre esse problema que surgiu ai posso te dizer que tive vaios aqui. Pois bem, lendo me informando de varias maneiras, cheguei a conclusão que isso se manifesta por estresse, quando o passaro está no momento da transição de sair do ninho. Bem ai diminui a resistencia em razão dos pais diminuirem a alimentação naturalmente para que ele comece procurar sua independencia limentar. Bem muitas das vezes as penas voltam, outras poucas infelizmente não. Houveram criadores que tiveram o problema e pararm de criar com as matrizes cujos filhotes apresentaram o problema, por 5 ou 6 meses tempo suficiente para criarem anti-corpos. Ma a solução definitiva eu infelizmente não encontrei na literatura,

    ResponderExcluir